Resenha: Caixa de Pássaros – Josh Malerman

Postado em Atualizado em

SAM_6152Sinopse: Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Quando editora Intrínseca anunciou Caixa de Pássaros, fiquei hiper curiosa. O livro se provou totalmente diferente do que eu pensei. No entanto, não deixou de ser bom!

O livro é narrada entre passado e presente. Antes de ser mãe, Malorie passou por poucas e boas. Após a morte de sua irmã, Malorie vai morar junto com um grupo de pessoas em Riverbridge. Lá ela conhece Tom, Don, Cheryl, Jules, Felix e Olympia. Juntos eles dividem as tarefas como, cozinhar, pegar água no poço, conseguir mantimentos e etc. Tarefas que apesar de simples, em um mundo colapsado tornam-se uma grande aventura.

“Shannon está no chão, o rosto virada para o teto. Há uma tesoura enfiada em seu peito. Sangue a circunda, formando uma poça nos ladrilhos do chão.Parece haver mais sangue do que o corpo dela poderia conter.

A maior parte da tensão do livro fica centrada na ignorância sobre a ameaça. Como lutar e sobreviver a algo que você não pode ver? Que você não sabe de onde veio e com qual objetivo? Todas as vezes em que eles se aventuravam a sair da casa eu ficava tensa. O suspense é angustiante! Ainda mais porque eles sempre ficam vendados quando saem da casa.

SAM_6161

Eu vi algumas criticas, sobre o fato de não ficar exatamente claro o que são as criaturas e qual a origem delas. Eu também fiquei muito intrigada quanto a sua origem e o porque elas causam esses efeitos nos humanos, mas acho que deveria ser levado em conta que elas não podiam ser vistas, não dava realmente para esclarecer esse ponto neste livro. Mas, sou a favor do autor escrever outro livro explicando um pouco mais sobre as criaturas. Também vi pessoas reclamando do final, eu particularmente achei ele muito bom considerando as circunstâncias, é bastante satisfatório.

” -Seja lá o que for -continua Tom-, nossas mentes não conseguem entender. Pelo que parece, as criaturas são como o infinito. Algo complexo demais para nossa cabeça. Sabe? 

Caixa de Pássaros é eletrizante. A escrita do Malerman é boa, realista. Eu juro que ele me deixou com frio na barriga. A tensão da sobrevivência é muito grande. Junte isso aos conflitos vividos entre si pelos moradores da casa, mais  o fato  de sempre estarem rondados pela ameaça desconhecida que  não pode ser vista. É aflição pura!

ASS ULY

Deixe um comentário

