Resenha: Entre o amor e a paixão – Lesley Pearce

Postado em Atualizado em

IMG_20150418_005145Sinopse: Uma mulher dividida entre o compromisso e o calor de um relacionamento passado.

No início da Primeira Guerra, Jimmy, o marido de Belle Reilly, é levado para as trincheiras mortais do norte da França e Belle percebe que não pode ficar de braços cruzados quando tantos estão sacrificando suas vidas. Armada de coragem e boa vontade, ela se torna voluntária como motorista da Cruz Vermelha, também na França.

Então, enquanto cumpre seu dever humanitário, um trágico acidente lhe coloca frente a frente com Etienne — o homem que fez parte de seu passado e a quem nunca esqueceu completamente.

Dividida entre a paixão proibida por Etienne e a lealdade e o amor por Jimmy, Belle encontra-se em uma situação impossível. A confusão de seus sentimentos, misturada à escuridão da mais brutal das guerras, a levará a sucumbir para sempre, ou a força da vida será maior e a conduzirá, finalmente, à verdadeira felicidade?

Eu costumo brincar que a Lesley Pearce tem um padrão: ela sempre vai dar aquele final que você tanto deseja; aquele digno de contos de fadas ou a conclusão mais doce que você pode imaginar. E quase impossível você ler algo dela e não soltar aquele suspiro de felicidade e alívio no fim. Isso é praticamente garantido. Mas como não é só de flores e arco-íris que livros são feitos, os seus trabalhos não são só um grande final, longe disso; Ela vai te fazer suar – e chorar.- por cada gota de felicidade. Seus livros são desgastantes, tristes e angustiantes e absurdamente viciantes. Eu confesso que tenho um pouco de receio de começar eles, porque eu sei que quando eu começar não vou conseguir parar, não importa o quanto eu queira apenas ir para um canto escuro e chorar os males do mundo.

Talvez precisemos de maus momentos para apreciarmos plenamente os bons.

Antes de tudo você tem que saber que esse livro é a continuação de ‘Belle’, ambos foram lançados pela Novo Conceito aqui, como ‘Roubada’ também da autora. Não é obrigatório você ler Belle antes de ‘Entre o amor e a paixão‘ , os acontecimentos são bem firmes no tempo do livros e as alusões que eles fazem ao passado são explicadas o suficiente, mas eu acho que lendo Belle a experiencia melhora muito porque você tem uma noção detalhada do passado da personagem. E porque Belle também é um ótimo livro e merece seu tempo.

A capa de ambos são lindas, e olha que eu normalmente não gosto de capas com rostos. Mas essas edições ficaram realmente lindas demais, as folhas e as fontes ficaram deliciosas de se ler. Eu só não gostei muito da tradução do titulo de Entre o amor e a paixão, que é ‘The Promise’ no original. Não chegou a ser uma escolha ruim, mas é muito simples para definir o livro.

IMG_20150418_005320Enfim, o livro é cheio de informações. Emoções, descobertas pessoais, a guerra e tragédias … vou fazer isso em partes para vocês entenderem melhor.

A Belle que encontramos aqui é dona de uma respeitável chapelaria em um bairro comercial de Londres. Ela é casada com Jimmy, seu melhor amigo. Eles morão com Mog, a mulher que a criou e Garth, tio de Jimmy. E apesar de Jimmy saber do seu passado, ele é o marido perfeito, gentil e amoroso, dá apoio a Belle mesmo que ele prefira uma jovem mais ‘tranquila’, ele está sempre lá por ela e fica genuinamente feliz por suas realizações.  E Belle ama Jimmy também; mas ela nunca esqueceu Etienne, o homem que a levou para America em uma situação deturbada quando ela tinha apenas 15 anos e uns anos depois a salvou em Paris. E como descobrimos logo no começo do livro, Etienne nunca esqueceu Belle também.

Eu confesso que eu sempre torci pelo Etienne. No primeiro livro a relação romântica  deles não foi tão explorada- o que não quer dizer não foi. -; mas nesse ponto a relação com Jimmy foi menos ainda. Mas apesar disso era tão cheia de possibilidades! Foi pouco o tempo que eles passam na companhia um do outro,mas cada frase tem aquela conexão natural. Logo assim que eles se conhecem você pode notar isso. Mas a situação na época não era a mais favorável pra nenhum deles e no fim acaba gerando aquela expectativa para Belle se casar com Jimmy. Mas o Jimmy também tem seus méritos , ele foi um doce em todo momento. Ele nunca desistiu dela e sempre a tratou como a coisa mais importante do mundo. Isso pode parecer pouco, mas eles passam por tanta coisa que ele merecia uma medalha. Ele acaba conquistando o leitor aos poucos, mas comparado com Etienne o relacionamento dele com Belle sempre passa esse sentimento mais fraternal.

– Gostaria de acreditar que tudo vai estar acabado lá pelo natal. – disse ele, puxando-a em seus braços.- Gostaria de também lhe prometer que vou voltar pra casa são e salvo. Mas acredito que assim como Deus a manteve a salvo e a trouxe de volta pra mim depois de tudo que você passou quando foi sequestrada, então Ele não vai ser tão cruel em permitir que eu seja morto na França…

Belle acaba guardando seus sentimentos por Etienne e vivendo plenamente seu amor por Jimmy, até que a 1° Guerra Mundial estoura. Graças a isso Jimmy acaba a deixando para se alistar e logo um tempo depois ela decide se tornar voluntaria para a Cruz Vermelha junto com sua amiga Miranda. Que aliás, foi uma das melhores personagens do livro, com suas ironias. Ela trouxe uma alegria a vida de Belle que foi bem-vinda.

– Eles vão achar que não sou bom o suficiente para você?
– Ninguém seria, não a menos que minha mãe conhecesse a família e eles estivessem próximos a realeza. – suspirou ela com um ar pesaroso.- Mas não se preocupe com isso. Você esta se casando comigo, não com a minha mãe.

Enfim, no começo elas ficam em um hospital em Londres, por uns meses, e depois vão para o acampamento da cruz vermelha na França.

Você acha que não é nada ajudar a salvar a vida dos soldados? – Belle soltou um suspiro. – Para mim, é muito mais gratificante do que fazer chapéus para mulheres vazias que tem mais dinheiro do que bom senso.

Quando você chega nesse ponto do livro já esta obvio a um tempo que o romance não foi a prioridade da autora. As descrições dela das situação que tanto Belle como Miranda presenciam como voluntarias são extremamente angustiantes; isso só se multiplica quando elas vão para o campo. Ela introduz todos os horrores da guerra em detalhes brutais, mas sem ser demasiado. Ela explora bem a história, dando dados como numeração de mortos a situações que os soldados passam – essas a partir do ponto de vista do Etienne – e as dificuldade de todos durante a guerra.

IMG_20150418_005115Eu mal posso imaginar o trabalho de pesquisa que a autora teve para dar as descrições e a coerência no roteiro do livro. A Guerra, a gripe; tudo se encaixa perfeitamente com a estória da Belle e suas escolhas. Passa aquela sensação de realidade sabe? Deixa tudo tão verdadeiro que parece que você está lá na França vendo tudo de pertinho.

Concluindo, o livro é maravilhoso; os personagens são bem formulados, os ambientes bem descritos. A escrita da Lesley se desenrola rápido, mesmo não sendo um livro pequeno. Você pisca e quando vê já esta na metade do livro. Não é um livro fácil, principalmente pelo fato de ter eventos reais. Mas não é brutal.Eu assisti Cinderella uns dias atrás e não posso evitar comparar a lição do filme com a do livro; Tanto Belle como Entre o amor e a paixão são livros sobre coragem e gentileza, isso define muito da personagem Belle e alguns dos outros que a acompanham.

Bem, leiam e leiam e leiam e me deixem sua opinião aqui.

– Disseram que todos os homens que estavam na ala quando fui levado para lá morreram de gripe. Não sei porque sobrevivi; Não parece haver nenhuma razão para isso.
– Porque você tinha que vir me encontrar. – disse ela.

subpost

Anúncios

2 comentários em “Resenha: Entre o amor e a paixão – Lesley Pearce

    derlaine1 disse:
    18 de abril de 2015 às 20:12

    Gostei bastante de sua resenha informativa sem ser descritiva demais,adoro livros de época a história parece ser bem interessante apesar de ser de guerra e eu não gostar de livros que mostrem violência mas acho que como é baseado em fatos reais vale apena ler

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s