Resenha: A Música do Silêncio – Patrick Rothfuss

Postado em Atualizado em

 capablogSinopse: Debaixo da Universidade, bem lá no fundo, há um lugar escuro. Poucas pessoas sabem de sua existência, uma rede descontínua de antigas passagens e cômodos abandonados. Ali, bem no meio desse local esquecido, situado no coração dos Subterrâneos, vive uma jovem.

Seu nome é Auri, e ela é cheia de mistérios.

A música do silêncio é um recorte breve e agridoce de sua vida, uma pequena aventura só dela. Ao mesmo tempo alegre e inquietante, esta história nos oferece a oportunidade de enxergar o mundo pelos olhos de Auri. E nos dá a chance de conhecer algumas coisas que só ela sabe…

Em A Música do Silêncio já iniciamos o livro com um prefácio, que eu diria ser mais um aviso do autor.

TALVEZ VOCÊ NÃO queira comprar esse livro.
Eu sei, não se espera que um autor diga esse tipo de coisa.
O pessoal do marketing não vai gostar.Minha editora terá um ataque.Mas prefiro ser honesto com você logo de saída.

E isso foi apenas um trecho do aviso. Pois, bem A Música do Silêncio, nos mostra Auri, a pequena jovem que mora nos subterrâneos da Universidade.

SAM_6326

O livro mostra detalhadamente o Subterrâneo e também descobertas de lugares que a própria Auri desconhece.

” No topo da escada, metade do teto tinha desabado, mas havia uma abertura feita por uma parede quebrada. Auri a atravessou e se viu sorrindo de emoção. Outro lugar novo. Dois num dia só. Seus pés descalços moviam-se para frente e para trás no piso áspero de pedra, quase dançando de animação.”

Este livro tem uma pegada lírica, interessante. Realmente como as criticas dizem Rothfuss tem uma escrita que lembra  autores há muito falecidos, coisa que nem todo autor de história medieval possui hoje em dia.

Quanto ao livro, não posso dizer que adorei. Assim como a maioria das pessoas, eu esperava uma coisa e obtive outra. De fato, pensei que iria ter o ponto de vista de Auri dos livros anteriores. Mas, após ler a nota final do autor percebi que este livro não tinha como ser diferente para ele. Afinal, o livro fora feito para nos mostrar o que se esconde nos subterrâneos da Universidade através da visão de Auri, além de claro também nos apresentar os pensamentos, sentimentos e um pouco da vivencia dela.

SAM_6328Eu gostei bastante das gravuras.

Então, se você espera algo como O Nome do Vento e o Temor do Sábio, desista. Leia este livro sem esperar uma “continuação” ou um “ponto de vista da Auri dos anteriores”. Tenho visto muitos comentários negativos para a escrita do autor por conta deste livro, mas, de fato ele nos da um aviso antes do inicio da leitura. E apesar deste livro não está dentre os meus favoritos, eu curti. Creio que seja pelo fato de eu adorar a Auri, ela é tão fofa e inteligente como eu imaginava, e o amor e cuidado que ela demonstra por pequenas coisas torna ela muito adorável. E se você gosta dela como eu, também pode curtir o livro ou não, como o próprio Rothfuss disse:

Não gosto muito de dar spoilers, mas basta dizer que esta aqui é… diferente. Não tem um monte de coisas que costuma haver em uma história clássica. E, se você estiver esperando uma continuação da historia do Kvothe, não vai encontrá-la aqui.

ASS ULY

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s