Old But Gold – Resenha: No Escuro – Elizabeth Haynes

Postado em Atualizado em

capapost

Olá pessoal, agora o It Geek Girls tem uma novidade para vocês. Duas vezes no mês, iremos fazer resenhas de livros que já lemos há tempos e que gostamos bastante:Old But Gold (Antigo mas é ouro), espero que vocês gostem. Agora, vamos ao livro!

Há 4 anos antes de conhecer Lee, Catherine era uma jovem livre, bem sucedida e independente, o tipo de mulher que sempre estava na balada e que ficava com diversos caras. E foi em uma de suas noitadas que Catherine o conheceu, Lee estava trabalhando como segurança da boate River.

IMG_20150523_190142_060Após esse encontro, Catherine encontra Lee novamente, mas dessa vez na academia. E entre encontros e desencontros na academia, Lee convida Catherine para sair e eles acabam entrando em um relacionamento.

No inicio ela fica fascinada, afinal Lee é tudo o que uma mulher pode desejar: ele é lindo, louro, com olhos azuis, tem um corpo sarado, é educado e tem um bom emprego. Resumindo ele é perfeito. E dessa opinião, os amigos de Catherine também compartilham, e com seu carisma Lee conquista a todos.

Nem ouvi tocarem a campainha, mas de repente notei que Maggie saíra da mesa e agora voltava com Lee a seu lado.

– Oi – disse ele. – Estou bem atrasador; me desculpem.

Houve um momento, um breve momento, de silencio e perplexidade, enquanto todos o observavam, seu terno cinza-escuro, seu cabelo louro, seus olhos azul-claros… seu sorriso cordial. Em seguida, todas as garotas começaram a falar ao mesmo tempo.

Sylvia, sentada à cabeceira da mesa, levantou-se de um pulo e abraçou-o, enquanto os demais se levantavam, esperando para cumprimentá-lo ou com um beijo no rosto ou com um aperto de mão.

Mas, nem tudo é o que parece. Com o tempo Lee vai se mostrando muito possessivo, ciumento e intimidante. Ele começa a ir no apartamento de Catherine quando ela não está e tira algumas coisas do lugar como um tipo de sinal para dizer que ele esteve ali.

Catherine fica um pouco assustada e recorre aos amigos, mas Lee já fez a cabeça de todos os seus amigos. E eles dizem a ela que é só coisa da cabeça dela,  que não há nada de anormal no comportamento de Lee. Enquanto o tempo passa Lee vai se mostrando não só possessivo e ciumento, como também violento e sem ninguém para ajudá-la Catherine quase acaba morrendo nas mãos dele, depois de tantos abusos e agressões. Por um milagre da vida, ela acaba sendo libertada e Lee vai a julgamento e é preso.

Depois do ocorrido ela nunca mais foi a mesma, agora em outra cidade, Cathy é o total oposto do que Catherine foi um dia no passado. Ela não faz nada, não vai a balada, não fica com ninguém e nem se aproxima de ninguém. Ela é fechada e tem TOC, devido a sua doença ela não consegue fazer nada sem antes realizar suas verificações, que consiste em trancar janelas, portas, verificar as fechaduras e tudo e qualquer coisa que possa dar brecha para alguém invadir sua casa. E ela repete essas verificações diversas vezes, o que faz com que ela perca horas, ela deixa de comer, dormir e há ocasiões em que chega atrasada no trabalho por conta disso.

O relógio de cabeceira marcava sete e vinte e sete. Eu queria ver TV. Mas o pânico persistia, apesar de eu tentar ser racional, apesar de dizer a mim mesma que fizera tudo, verificara tudo, que não havia nada com o que me preocupar, o apartamento estava protegido, eu estava segura, mais um dia em segurança dentro de casa. Meu coração ainda estava acelerado.

Com um suspiro, levantei da cama e fui até a porta para começar tudo novamente.

Isso não pode continuar. Já faz mais de três anos. Isso tem que acabar, tem que acabar. Nessa segunda ronda, repeti todo o processo verificando tudo doze vezes, para só então passar para a janela da frente.

No entanto as coisas parecem finalmente estar clareando para Cathy, seu novo vizinho Stuart é médico e assim que seus olhos batem em Cathy, ele identifica sua doença. Com um pouco de insistência da parte de Stuart, eles acabam se tornando próximos. E ele incentiva Cathy a superar seus medos e sua doença. E com a ajuda de Stuart e de seu médico, ela gradativamente vai superando seu transtorno obsessivo e seu medo. Mas, agora que Lee saiu da cadeia o que Cathy irá fazer? Se refugiar ou lutar? E será que dessa vez irão acreditar nela?

meiopostNo Escuro é um dos meus livros favoritos, ele foi lançado aqui no Brasil em 2013 pela editora Intrínseca. O thriller retrata a estória de um relacionamento abusivo de uma forma muito real. Ele se passa entre presente e passado, e é narrado em primeira pessoa. Dá pra sentir todas as emoções de Cathy, o medo, a raiva, a dor, o trauma da personagem, a doença dela. Eu senti cada pequena emoção.

E o que eu mais gosto nesse livro é a forma como a personagem supera a doença e o medo que tem do Lee, e como a vida dela muda totalmente a partir do momento em que ela decide lutar. A escrita da Elizabeth é fluida, a premissa pode ser um pouco clichê, mas o thriller é arrebatador, eu indico No escuro para todos que gostam do gênero. E se você já leu deixe nos comentários o que achou do livro, é sempre bom compartilhar opiniões 🙂

ASS ULY

9 comentários em “Old But Gold – Resenha: No Escuro – Elizabeth Haynes

    Catharina disse:
    25 de maio de 2015 às 15:38

    Oláá
    Adorei a sua resenha, parece ser um livro e tanto, quero ler e me senti atraída até por a protagonista ser quase minha xará haha amei o enredo.

    Beijos

    Curtir

      itgeekgirls respondido:
      31 de maio de 2015 às 07:56

      Olá flor,
      Fico feliz que tenha gostado. O livro é ótimo e você vai ficar orgulhosa da sua xará no final 😉
      Beijos

      Curtir

    Aline Furtado disse:
    25 de maio de 2015 às 16:12

    Olá!
    Tenho o livro aqui e pretendo lê-lo em breve. Sou muito curiosa com relação à história, ainda mais após ler sua resenha, que por sinal está excelente!
    Adoro thrillers e esse tem tudo para me agradar, principalmente por mostrar a superação de Cathy.
    Quero muito saber o que acontece depois que Lee sai da cadeia.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    Curtir

      itgeekgirls respondido:
      31 de maio de 2015 às 07:55

      Olá Aline,
      Obrigada 🙂 E sim você vai adorar, o crescimento dela é notável. É bom ver uma personagem forte sem ser meio que “forçada” sabe?
      É um thriller muito bom
      Beijos

      Curtir

    Diana Canaverde disse:
    25 de maio de 2015 às 22:45

    Olá… tudo bem??
    Eu tenho o livro aqui em casa e não vejo a hora de pegar ele para ler rs… pela sua resenha percebi que volu gostar muito da narrativa… eu gosto dessas passagens entre o presente e o passado e acredito que o livro é bem desenvolvido… esse é um dos livros que já faz um tempo que está na minha estante e que eu estou louca para ler… xero!

    Curtir

      itgeekgirls respondido:
      31 de maio de 2015 às 07:53

      Olá flor, td ótimo e vc?
      Você vai adorar ele então, porque ele fica intercalando entre o presente dela e o passado com ele.
      O livro é uma surpresa agradável!
      Beijos

      Curtir

    Mari disse:
    30 de maio de 2015 às 23:23

    Oi,

    Esse livro nunca me despertou certa curiosidade pela história, não cheguei a ler outras resenhas, mas pelo que li aqui é um história com uma narrativa muito boa e gosto quando os personagens superam seus problemas, ficam mais fortes.
    Beijos

    Mari – Stories And Advice

    Curtir

      itgeekgirls respondido:
      31 de maio de 2015 às 07:38

      Oi flor,
      É como eu disse a premissa é meio clichê, mas o livro é muito bom. Ele surpreende por ser bom rs
      Dê uma chance a ele, você não vai se arrepender 😉
      Beijos

      Curtir

    Gabis {RDL} (@gabiswonder) disse:
    5 de junho de 2015 às 23:28

    Caramba, o livro parece ser muito bom. Já ouvi falar e tenho muita curiosidade para lê-lo. Gostei da sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler, rs.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    Curtir

Deixe um comentário

