Old But Gold – Resenha: No Escuro – Elizabeth Haynes

Postado em Atualizado em

capapost

Olá pessoal, agora o It Geek Girls tem uma novidade para vocês. Duas vezes no mês, iremos fazer resenhas de livros que já lemos há tempos e que gostamos bastante:Old But Gold (Antigo mas é ouro), espero que vocês gostem. Agora, vamos ao livro!

Há 4 anos antes de conhecer Lee, Catherine era uma jovem livre, bem sucedida e independente, o tipo de mulher que sempre estava na balada e que ficava com diversos caras. E foi em uma de suas noitadas que Catherine o conheceu, Lee estava trabalhando como segurança da boate River.

IMG_20150523_190142_060Após esse encontro, Catherine encontra Lee novamente, mas dessa vez na academia. E entre encontros e desencontros na academia, Lee convida Catherine para sair e eles acabam entrando em um relacionamento.

No inicio ela fica fascinada, afinal Lee é tudo o que uma mulher pode desejar: ele é lindo, louro, com olhos azuis, tem um corpo sarado, é educado e tem um bom emprego. Resumindo ele é perfeito. E dessa opinião, os amigos de Catherine também compartilham, e com seu carisma Lee conquista a todos.

Nem ouvi tocarem a campainha, mas de repente notei que Maggie saíra da mesa e agora voltava com Lee a seu lado.

– Oi – disse ele. – Estou bem atrasador; me desculpem.

Houve um momento, um breve momento, de silencio e perplexidade, enquanto todos o observavam, seu terno cinza-escuro, seu cabelo louro, seus olhos azul-claros… seu sorriso cordial. Em seguida, todas as garotas começaram a falar ao mesmo tempo.

Sylvia, sentada à cabeceira da mesa, levantou-se de um pulo e abraçou-o, enquanto os demais se levantavam, esperando para cumprimentá-lo ou com um beijo no rosto ou com um aperto de mão.

Mas, nem tudo é o que parece. Com o tempo Lee vai se mostrando muito possessivo, ciumento e intimidante. Ele começa a ir no apartamento de Catherine quando ela não está e tira algumas coisas do lugar como um tipo de sinal para dizer que ele esteve ali.

Catherine fica um pouco assustada e recorre aos amigos, mas Lee já fez a cabeça de todos os seus amigos. E eles dizem a ela que é só coisa da cabeça dela,  que não há nada de anormal no comportamento de Lee. Enquanto o tempo passa Lee vai se mostrando não só possessivo e ciumento, como também violento e sem ninguém para ajudá-la Catherine quase acaba morrendo nas mãos dele, depois de tantos abusos e agressões. Por um milagre da vida, ela acaba sendo libertada e Lee vai a julgamento e é preso.

Depois do ocorrido ela nunca mais foi a mesma, agora em outra cidade, Cathy é o total oposto do que Catherine foi um dia no passado. Ela não faz nada, não vai a balada, não fica com ninguém e nem se aproxima de ninguém. Ela é fechada e tem TOC, devido a sua doença ela não consegue fazer nada sem antes realizar suas verificações, que consiste em trancar janelas, portas, verificar as fechaduras e tudo e qualquer coisa que possa dar brecha para alguém invadir sua casa. E ela repete essas verificações diversas vezes, o que faz com que ela perca horas, ela deixa de comer, dormir e há ocasiões em que chega atrasada no trabalho por conta disso.

O relógio de cabeceira marcava sete e vinte e sete. Eu queria ver TV. Mas o pânico persistia, apesar de eu tentar ser racional, apesar de dizer a mim mesma que fizera tudo, verificara tudo, que não havia nada com o que me preocupar, o apartamento estava protegido, eu estava segura, mais um dia em segurança dentro de casa. Meu coração ainda estava acelerado.

Com um suspiro, levantei da cama e fui até a porta para começar tudo novamente.

Isso não pode continuar. Já faz mais de três anos. Isso tem que acabar, tem que acabar. Nessa segunda ronda, repeti todo o processo verificando tudo doze vezes, para só então passar para a janela da frente.

No entanto as coisas parecem finalmente estar clareando para Cathy, seu novo vizinho Stuart é médico e assim que seus olhos batem em Cathy, ele identifica sua doença. Com um pouco de insistência da parte de Stuart, eles acabam se tornando próximos. E ele incentiva Cathy a superar seus medos e sua doença. E com a ajuda de Stuart e de seu médico, ela gradativamente vai superando seu transtorno obsessivo e seu medo. Mas, agora que Lee saiu da cadeia o que Cathy irá fazer? Se refugiar ou lutar? E será que dessa vez irão acreditar nela?

meiopostNo Escuro é um dos meus livros favoritos, ele foi lançado aqui no Brasil em 2013 pela editora Intrínseca. O thriller retrata a estória de um relacionamento abusivo de uma forma muito real. Ele se passa entre presente e passado, e é narrado em primeira pessoa. Dá pra sentir todas as emoções de Cathy, o medo, a raiva, a dor, o trauma da personagem, a doença dela. Eu senti cada pequena emoção.

E o que eu mais gosto nesse livro é a forma como a personagem supera a doença e o medo que tem do Lee, e como a vida dela muda totalmente a partir do momento em que ela decide lutar. A escrita da Elizabeth é fluida, a premissa pode ser um pouco clichê, mas o thriller é arrebatador, eu indico No escuro para todos que gostam do gênero. E se você já leu deixe nos comentários o que achou do livro, é sempre bom compartilhar opiniões 🙂

ASS ULY

Anúncios

9 comentários em “Old But Gold – Resenha: No Escuro – Elizabeth Haynes

    Catharina disse:
    25 de maio de 2015 às 15:38

    Oláá
    Adorei a sua resenha, parece ser um livro e tanto, quero ler e me senti atraída até por a protagonista ser quase minha xará haha amei o enredo.

    Beijos

    Curtir

      itgeekgirls respondido:
      31 de maio de 2015 às 07:56

      Olá flor,
      Fico feliz que tenha gostado. O livro é ótimo e você vai ficar orgulhosa da sua xará no final 😉
      Beijos

      Curtir

    Aline Furtado disse:
    25 de maio de 2015 às 16:12

    Olá!
    Tenho o livro aqui e pretendo lê-lo em breve. Sou muito curiosa com relação à história, ainda mais após ler sua resenha, que por sinal está excelente!
    Adoro thrillers e esse tem tudo para me agradar, principalmente por mostrar a superação de Cathy.
    Quero muito saber o que acontece depois que Lee sai da cadeia.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    Curtir

      itgeekgirls respondido:
      31 de maio de 2015 às 07:55

      Olá Aline,
      Obrigada 🙂 E sim você vai adorar, o crescimento dela é notável. É bom ver uma personagem forte sem ser meio que “forçada” sabe?
      É um thriller muito bom
      Beijos

      Curtir

    Diana Canaverde disse:
    25 de maio de 2015 às 22:45

    Olá… tudo bem??
    Eu tenho o livro aqui em casa e não vejo a hora de pegar ele para ler rs… pela sua resenha percebi que volu gostar muito da narrativa… eu gosto dessas passagens entre o presente e o passado e acredito que o livro é bem desenvolvido… esse é um dos livros que já faz um tempo que está na minha estante e que eu estou louca para ler… xero!

    Curtir

      itgeekgirls respondido:
      31 de maio de 2015 às 07:53

      Olá flor, td ótimo e vc?
      Você vai adorar ele então, porque ele fica intercalando entre o presente dela e o passado com ele.
      O livro é uma surpresa agradável!
      Beijos

      Curtir

    Mari disse:
    30 de maio de 2015 às 23:23

    Oi,

    Esse livro nunca me despertou certa curiosidade pela história, não cheguei a ler outras resenhas, mas pelo que li aqui é um história com uma narrativa muito boa e gosto quando os personagens superam seus problemas, ficam mais fortes.
    Beijos

    Mari – Stories And Advice

    Curtir

      itgeekgirls respondido:
      31 de maio de 2015 às 07:38

      Oi flor,
      É como eu disse a premissa é meio clichê, mas o livro é muito bom. Ele surpreende por ser bom rs
      Dê uma chance a ele, você não vai se arrepender 😉
      Beijos

      Curtir

    Gabis {RDL} (@gabiswonder) disse:
    5 de junho de 2015 às 23:28

    Caramba, o livro parece ser muito bom. Já ouvi falar e tenho muita curiosidade para lê-lo. Gostei da sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler, rs.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s