BC #1 I Meu Gênero Literário Favorito

Postado em Atualizado em

Hoje a postagem vai ser um pouco diferente. Eu decide fazer uma blogagem coletiva, que é algo que estou tentando fazer a um tempo mais sempre perco a data ou deixo pra lá. Mas nesse mês eu conheci esse lugar maravilhoso em forma de grupo chamado ‘ Blogueiras Geeks‘; E pequeninho mas o pessoal é super comunicativo e tem uns blogs realmente ótimos, sobre assuntos legais. E eles me animaram e aqui estou: participando da primeira blogagem coletiva. Mas você pode estar se perguntando, cadê a resenha Eve? Calma que terça vai ter resenha nova e sexta já tem atualização da MLI2015 com minha lista e mais um pouquinho sobre a meta da maratona.

Sobre a BC do grupo: Vai acontecer todo mês com as blogueiras e blogueiros do grupo e vão ser apresentados três opções para as postagens. Uma textual, que é literalmente isso, criar um texto sobre o tema; uma fotográfica, na qual se deve  eu apresentar as fotos baseadas no tema. E uma lista, também com seu próprio tema.  Esse mês eu optei pela textual, que é sobre meu gênero literário favorito.

E qual é meu gênero literário favorito? Ah, foi mais difícil definir essa resposta do que eu pensei; primeiro, porque eu realmente leio de tudo, absolutamente de tudo. E apesar de eu ter uma noção dos aspectos que eu gosto, esses aspectos não se limitam a um gênero. Um exemplo: vamos dizer que você gosta de terror. Você pode encontrar isso tanto em livros documentados, biografias, peças e etc; como também pode achar em um livro de ficção focado no terror, ou em contos poéticos do gênero. Por isso foi um pouco complicado definir minha escolha, que acabou se tornando uma resposta dupla de dois sub-gêneros que juntam bastante componentes que amo: fantasia medieval e suspense.

O que é fantasia medieval? Eu a considero um sub-gênero da literatura fantástica, que possui como diferencia ser ambientado na era medieval de um determinado lugar fictício ou não; e trás elementos culturais desse ambiente medieval.  Além de possuir uma base fantástica: criaturas, magia, outras linguás,viagem no tempo e etc. Eu tendo a preferir ainda mais quando a estória se desenrolar um pouquinho para dark fantasy, que trás esse elemento mais adulto e imprevisível, até um pouco perturbador. Mas não nego que mergulho a fundo em livros mais utópicos também, apesar de não serem tantos.

Aqui vai algumas indicações; todos eles estão dentro dos preferidos e eu reli pelo uma vez.

bc2

O que é suspense? O suspense é aquele gênero que é mais um sentimento que uma definição em si;  você encontrar ele em qualquer gênero, absolutamente qualquer um. Desde romances aos tradicionais thrillers. Ele causa tensão, a expectativa por um determinado acontecimento ou pessoa; ele estimula sua curiosidade e ao mesmo tempo te faz saltar da cadeira. Eu gosto de suspense em tudo. Acho que todo livro tem que ter um pouco de mistério pra ser realmente maravilhoso, mas eu gosto particularmente em romances policiais, onde eu posso acompanhar as descobertas com o personagem, ou mesmo a frete dele. E aqui vai alguns que eu gostei bastante – inclusive alguns desses trazem um pouco de fantasia também.

bc1

Espero que você tenham gostado dessa primeira blogagem coletiva. Deixe sua opinião e se tiver alguma indicação para maratona, estou aberta a sugestões.

nwesub

13 comentários em “BC #1 I Meu Gênero Literário Favorito

    Isabelle disse:
    27 de junho de 2015 às 18:03

    Ainda não li fantasia medieval, e suspense, tenho certo “medo”, e nem sei porquê. haha
    Até onde li A menina que não sabia ler, não considera suspense… Vou rever isso!!
    Mas enfim, adorei o post e as dicas!!
    Beijos

    http://www.notavelleitura.blogspot.com

    Curtir

    Pandora (@PandoraElfa) disse:
    27 de junho de 2015 às 21:10

    Gente, sou geminiana demais para responder “Qual meu gênero literário favorito?”. Gosto de tudo, dependendo da época mais de um que de outro… mas ainda assim seria dificil. Adorei sua escolha de na dúvida falar de mais de um gênero, ou sub-gênero.

    Também AMOOOO fantasias com esse tom medievo, cheio de magias, romance, amor e aventura é uma tônica que comigo costuma dar muito certo.

    Dos livros que você elencou gosto muito do “O Senhor dos Anéis”, Tolkien é um autor gênial, minunsioso em sua narrativa. Mas também gosto de “As crônicas do gelo e fogo”, estou ansiosa demais pelo lançamento de “Os ventos do Inverno”.

    Já suspense não é comigo… Me deixa nervosa, instavel, como muito chocolate durante a leitura… Reconheço que autores como Sidney Sheldon são gêniais, pois li livros dele, mas não fazem minha cabeça!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    Curtir

    Gleyse Vieira disse:
    28 de junho de 2015 às 00:56

    Oi Evellyn, eu ainda não me aventurei a participar de blogagem coletiva por ter receio de não conseguir dar conta. Adorei esse tema e eu também amo romances policiais, extamente pelo suspense e essa sensação de tensão que fica a cada virada de página. Adorei as dicas, o Sidney Sheldon é mestre nesse gênero e vou conferir os outros livros que não conhecia. Bjs

    Território nº 6

    Curtir

    Leticia disse:
    28 de junho de 2015 às 11:15

    Oi, tudo bem?
    Eu acho legal essas iniciativas coletivas. Eu gosto também de fantasia medieval. Amo Senhor dos anéis, mas acredita que ainda não li os livros?
    Mago aprendiz e a Menina que não sabia ler eu tenho em casa e vou ler em breve.
    Suspense eu também amo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    Curtir

    Luan Jonathan disse:
    29 de junho de 2015 às 02:53

    Ah! Adorei o post! Vários dos livros citados eu quero ler! E estou *-* ! Eu também participo de um grupo de blogagem coletiva e amo fazer o post! Adorei, realmente o post, parabéns!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    Curtir

    Maiara Vieira disse:
    29 de junho de 2015 às 03:35

    Oi Evelyn, tudo bem?
    Sou apaixonada por livros de suspense também, é um dos meus gêneros favoritos!
    Escolher apenas um gênero favorito é realmente muito difícil, assim como você eu também leio de tudo…
    Achei bem legal esse projeto de vocês, espero que se divirta com essa blogagem coletiva!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    Curtir

    Beatriz Souza disse:
    29 de junho de 2015 às 11:48

    Amo fantasia,mais nunca li nesse tom Medieval,acho que não é o tipo de livro que eu leio e apoio muito,mais diria que não custaria eu começar a ler,e entender,geralmente eu nunca entendo os nomes e as línguas de livros Medievais dependendo,mais não é chato sabe hahha, e não sou muito fã de livros de suspense 😦

    http://bibliotecadesajeitada.blogspot.com.br/

    Curtir

    Déborah Araújo disse:
    29 de junho de 2015 às 12:35

    Gostei muito do seu primeiro post da blogagem coletiva. 🙂
    Eu amo fantasia não importa o sub gênero, já de suspense eu meio que fujo.
    Muito bacana mesmo sua ideia, super curti e aprovei.
    Senhor dos anéis é muito bom. Amoooo!

    Lisossomos

    Curtir

    Camila Nyx disse:
    30 de junho de 2015 às 22:08

    Sem dúvidas o suspense é um dos gêneros mais envolventes da literatura. E ele é bom por mexer com a cabeça do leitor e com as emoções. Ele instiga e faz o leitor pensar junto com o personagem. Sem dúvidas é um dos meus gêneros preferidos.

    http://bloguicesdacamila.blogspot.com

    Curtir

    arthursantos7 disse:
    1 de julho de 2015 às 13:38

    Oi, adorei o post, cada pessoa tem um gênero preferido, mas acho legal a ideia de explorar livros diferentes.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    Curtir

    Fabiana Strehlow disse:
    6 de julho de 2015 às 18:29

    Oi, Evellyn!
    Que escolha difícil, não é mesmo?
    Eu confesso que jamais poderei escolher um gênero literário favorito, pois sou muito eclética.
    Dos livros que você postou, já li O Senhor dos Anéis e A Menina que não sabia Ler (1 e 2).

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    Curtir

    Fernanda disse:
    7 de julho de 2015 às 23:01

    Oi!
    Eu demorei bastante para decidir qual é meu gênero, mas no final acabei ficando com aquele que tinha mais facilidade de ler, que é chick-lit, no entanto leio outras coisas também xD
    Gostei do post!

    Bjs,
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    Curtir

Deixe um comentário